quarta-feira, 18 de março de 2015

Como planejar uma pesquisa científica? Parte 3

O terceiro e o quarto momento de uma pesquisa científica ocorre de forma simultânea, visto que você já fez o estudo da arte e já elaborou a metodologia da sua pesquisa Agora você irá testar e coletar os resultados da sua metodologia e finalmente terá terminado sua pesquisa científica.




3° Passo:
Consiste em realizar os testes. Essa é a fase é importante para a conclusão do seu trabalho, porque é ela que irá validar ou não sua pesquisa.









Testes: nessa fase o pesquisador irá executar a metodologia proposta. Sim, realizar todos os testes propostos no capítulo Metodologia, sejam eles qualitativos, sejam quantitativos. Ao término dos testes, o pesquisador deverá passar os dados mensuráveis ou observáveis no capítulo do texto chamado de Resultados ou Análise de resultados.

Aqui cabe uma observação, dependendo do orientador, ele poderá colocar um capítulo à parte para Resultados e outro para Análise ou colocar os dois tópicos em um único capítulo, colocando a análise como subtítulo do capítulo Resultados.



4° Passo: Produção científica

Término e feedback da pesquisa











Com o término da fase 3, o orientador da pesquisa pedirá modificações no texto e oferecerá o feedback ao pesquisador. Nessa fase, o orientador terá dados que lhe permitirão decidir se há ou não necessidade em continuar a pesquisa. Ele poderá, por exemplo,  determinar se a pesquisa precisa de um refinamento ou de uma mudança de foco. Mas, o seu trabalho já estará pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário